Atualmente no mundo todo se fala da paz, nas mídias, nas escolas, nas universidades e faculdades, nas rodas de conversa, a paz é o tema principal em discussões. Falar de paz é fácil, colocar em prática é a questão mais difícil de se concretizar nos dias de hoje.
Como professora posso afirmar que em sala de aula todos os dias é explicado e ensinado para as crianças que o amor, a empatia, a solidariedade, o respeito por todos a sua volta geram a paz, geram harmonia e alegria. Mas por muitas vezes fico frustrada pela violência e a agressão estar tão presente dentro da escola.
Nós últimos anos presenciamos na política, a polarização, a incitação a violência e a agressão. Estes episódios foram lamentáveis e vergonhosos, foram um péssimo exemplo para nossas crianças.
Acredito que para a paz acontecer efetivamente, ela precisa começar dentro de nossos lares, pois a família é a base de tudo, ela é o alicerce para a crianças, é na família que tudo começa, a família ensina os valores tão importantes para o crescimento da criança. E a escola reforça os valores para o amadurecimento da criança.
Infelizmente é dentro dos lares que está faltando mais amor, mais paciência, mais respeito, está faltando a crença e a prática consistente em um Deus.
Investir e insistir nas crianças é o papel fundamental na educação, a escola tem um papel importante para que isto ocorra, mas é o papel primordial da família ensinar valores e crenças para que as crianças adquiram ao longo de seu crescimento valores que fortalecerão a sua conduta como pesssoa.
E para que as elas aprendam que para a paz ocorrer é preciso, o amor, a solidariedade e a empatia pelo próximo seja efetivo através de nós adultos, mostrando em nossa prática, nas nossas ações do dia a dia.
Nós os adultos somos o exemplo e devemos ser o bom exemplo, pois as crianças nos imitam. Nós adultos precisamos ter a consciência plena de que somos o "espelho", refletimos bons e mais exemplos e as crianças nos copiam. Realmente as elas nos imitam.
Acredito que assim a paz poderá com toda certeza acontecer e poderemos vivenciar dias de paz...
Lembre-se...
Amor gera Paz!
Um forte Abraço.
E até breve...
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui a sua contribuição, sem ofensas e discurso de ódio. 😉